Desafios para uma espiritualidade Cristocêntrica.

Desafios para uma espiritualidade Cristocêntrica.

Vivermos uma espiritualidade Cristocentrica, não é apenas denominar-se cristão ou ser um frequentador assíduo de alguma denominação evangélica; viver uma espiritualidade Cristocentrica é seguirmos a Cristo com o alvo de se tornar a sua imagem e semelhança. Infelizmente a espiritualidade hodierna é narcisista e esta divorciada da espiritualidade Cristocentrica.

A espiritualidade que é ensinada hoje e principalmente pelo Neopentecostalíssimo tirou Cristo do centro e colocou o homem, tornando-se assim uma espiritualidade antropocêntrica, onde ao invés de sermos convertidos a Cristo, é Cristo que se tem convertido a nós, tem-se transformado o Evangelho de Cristo no evangelho do homem, formando assim cristãos fracos, sem base, sem solides e sujeitos a serem engodados por qualquer vento de doutrina.

Muitas igrejas e mega igrejas tem se deixado influenciar pelo espírito de consumismo que há na sociedade moderna: muitos líderes se transformaram em gerentes, as suas igrejas em lojas, os cristãos em consumidores, a fé em um produto e Deus em um bom atendente atrás de um balcão. Somos incentivados a viver uma espiritualidade individualista e totalmente longe do caminho onde nós diminuímos e Jesus Cristo cresce.

Diante de tudo isso, temos um desafio de vivermos uma espiritualidade Cristocentrica. Vivermos uma espiritualidade Cristocentrica é nos voltarmos para o Evangelho de Deus, pois encontraremos Cristo como o centro de tudo. E este Evangelho de Deus nos desafia a sermos como Cristo é, tendo uma mudança radical nos nossos pensamentos, um direcionamento novo para caminharmos, a nossa humanidade restaurada e as nossas ações mudadas pelo trabalhar de Deus.

Para Paulo nós não somos os criadores da nossa espiritualidade ou os lapidadores dela, mas temos um modelo para seguirmos, Jesus Cristo; portanto devemos nos mover em direção à perfeita varonilidade, à medida da estatura de Cristo, a ponto Dele ocupar completamente todo o nosso ser. Essa Espiritualidade nos leva a pensar, olhar, sentir e viver como o Nosso Mestre Jesus Cristo Viveu.

O caminho da espiritualidade Cristocentrica é o caminho de seguir a Jesus; seguir a Jesus é uma forma singular de vida, e não se compara a mais nada e a ninguém. Seguir a Jesus nos garante pouco ou nada daquilo que pensamos necessitar, ou queremos ou esperamos. Seguir a Jesus não cumpre nenhuma das prioridades do mundo. Portanto, seguir a Jesus é nos tornarmos a sua imagem e semelhança na terra.

Para desenvolvermos essa espiritualidade Cristocentrica temos como fundamento a Bíblia Sagrada. E Esta nos aponta para dois propósitos a serem cumpridos; uma vida contemplativa ou de solicitude e a obediência diante da ordem imperativa de Cristo.

O primeiro propósito é de uma vida contemplativa, onde passamos a estar a sós com Deus e com a sua Palavra, e isso gera uma conscientização da grandeza Divina e também dos limites humanos, a contemplação nos permite ter uma vida aprofundada e intensa com o Deus pessoal, levando-nos a descansar no cuidado e soberania Dele. E o segundo propósito não pode ser divorciado do primeiro, pois neste a nossa missão esta relacionada à missão de Deus no mundo, a de sua obra redentora; é a missão de ocupar-se em dar pão ao faminto, acolher o abandonado, dar esperança ao enfermo, libertar o cativo e transformar o perdido. Uma espiritualidade que não contempla e participa da Missio Dei, está em falta com o seu papel na terra.

Em vista dos argumentos apresentados, entendemos que é um desafio vivermos a espiritualidade Cristocentrica diante da espiritualidade e teologia hodierna; e só cumpriremos esse desafio vivendo uma vida de contemplação e obediência a Palavra de Divina, pois é esta Palavra que nos molda a imagem de Deus.